GêneroInterseccionalidadeRaça

Ensaio fotográfico: Na cidade, sobre a cidade

Buscando consolidar a relação entre imagem, imaginário e a produção de normatividades de gênero e sexualidade, fomos às ruas para uma saída fotográfica com três propostas diferentes em mente. Um dos grupos do Pra Brilhar buscou fotografar pessoas, outro teve como tema a arquitetura e a cidade e o terceiro grupo, por fim, foi incentivado a trabalhar com seus próprios corpos em meio ao centro de São Paulo.

Todos os grupos produziram suas imagens dialogando com os temas já trabalhados neste semestre: gênero, sexualidade, juventude e homossexualidade, interseccionalidade, raça e classe.

Nesta pequena amostra de imagens, é possível perceber temáticas tão variadas quanto o questionamento à produção da memória municipal ou nacional via obras que são escolhidas para ocuparem o espaço público, a insubordinação da natureza que rompe os limites da metrópole e nos convida a traçar paralelos com a subversão do gênero e da sexualidade ou, ainda, a produção do corpo gay, negro e pobre capaz de superar estereótipos racistas e heteronormativos.