O POD Brilhar reúne conversas cheias de informações valiosas sobre serviços de atenção especializada em HIV/aids da cidade de São Paulo, sobre serviços de acolhimento e apoio disponíveis  para a juventude e outros projetos que atuam na prevenção combinada, além de muito bate papo  sobre saúde sexual, práticas de autoconhecimento e autocuidado. 

Os podcasts têm ganhado a atenção e adesão de muitos adolescentes e jovens como fonte de informação sobre diversos temas. Observando esses novos hábitos e explorando ainda mais a criatividade e habilidade da juventude, a turma II da Agência Educomunicativa Pra Brilhar produziu uma série de programas focado em discussões sobre saúde sexual e prevenção combinada ao HIV e outras IST de jovem para jovem: é o POD Brilhar.

A série de episódios foi produzida com a participação das, dos e des jovens da turma II em diversas funções, desde a pesquisa e montagem dos roteiros, gravação, captação e edição de áudio, criação do nome do podcast, entre outras atividades. O Pod Brilhar conta com participações de profissionais da rede especializada em HIV da cidade em entrevistas que trazem também informações sobre como funciona o sistema de saúde de São Paulo e sobre como estão distribuídas as diferentes estratégias de enfrentamento à epidemia de HIV na prevenção, acolhimento, acompanhamento das rotinas de saúde sexual, práticas de autoconhecimento e autocuidado. 

O Pod Brilhar está disponível no canal Jovens Comunicadores, que reúne conteúdos em áudio produzidos por adolescentes e jovens que participam dos projetos e programas da Viração, no Spotify e nos principais tocadores. Veja abaixo a lista completa e ouça quando e onde quiser:

Episódio 1 – Piloto: apresentação do projeto

No episódio piloto, Gabriel e Raphael, jovens participantes da Agência Educomunicativa Pra Brilhar, falam sobre como funciona o projeto que dialoga sobre prevenção combinada ao HIV e outras IST com, por e para a juventude de São Paulo e sobre saúde sexual como prática de autoconhecimento e autocuidado.

Episódio 2 – Manas por Manas 

No segundo episódio, a turma da Agência Pra Brilhar conversou com Alessandra, Brunessa e José Luís, do projeto MANAS POR MANAS – prevenção e autocuidado entre travestis e mulheres trans, para conhecer o projeto e a atuação da equipe nas dimensões de pesquisa, intervenção e disseminação de conhecimentos sobre tecnologias de prevenção combinada ao HIV/Aids e outras IST (educação entre pares) e sobre estratégias de enfrentamento dos estigmas sobre a saúde sexual de pessoas transgênero e travestis.

Episódio 3 – CTA São Miguel

Nesse episódio, a Agência Pra Brilhar foi conhecer os serviços e um pouco da rotina de trabalho de acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV e outras IST que acontecem no CTA São Miguel, serviço de atenção especializada localizado na zona leste da capital paulista. 

Episódio 4 – CTA Santo Amaro

No 4º episódio da série, a Agência Pra Brilhar conheceu os serviços e um pouco da rotina de trabalho de acolhimento, prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV e outras IST que acontecem no CTA Santo Amaro.

Episódio 5 – Roda de conversa

No último episódio, a galera que participa da Agência Pra Brilhar trocou ideia sobre os aprendizados do curso, sobre o impacto dos conhecimentos sobre prevenção combinada, sobre como foi conhecer o funcionamento dos serviços especializados em IST/Aids da cidade de São Paulo e sobre como as juventudes podem se apropriar desses saberes e viver suas experiências com saúde.

Agência Educomunicativa PositHIVa Pra Brilhar

A Agência Educomunicativa Pra Brilhar é um projeto idealizado e implementado pela Viração Educomunicação, com recursos da Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo. Os ciclos formativos são focados em saberes da prevenção combinada ao HIV/Aids e outras IST para a juventude da capital paulista, prioritariamente para jovens LGBTQIAPN+, com recortes de raça, gênero e classe.

Acompanhe todas as novidades do projeto no Facebook e no Instagram