Gabriela Diaz Velasco é artista visual e trabalha de forma independente em Bogotá, Colômbia. Recentemente, em março de 2023, realizou sua primeira exposição individual na cidade de São Paulo no Brasil, cidade onde viveu por um período intenso de um ano e meio.

A artista nos entrega esta peça , ‘Ama e Brilha’ (2023), inspirada na diversidade do carnaval de rua de São Paulo. Em seu trabalho de produção, ela analisa, se apropria e amplia detalhes particulares que encontra em seus hábitos cotidianos, nas relações entre a construção cultural a de um imaginário individual e coletivo. A partir daí, propõe interpretações e apropriações por meio de diferentes suportes como pintura, desenho, montagens e animação.

Gabriela é uma artista migrante LGBT+, sua primeira morada no Brasil foi justamente em São Paulo, e desta cidade – às vezes caótica, mas sempre viva – ela tira as cores e o movimento para sua arte. “Sampa está sempre em movimento” – assim , tudo vira motivo para ser pintado, tudo que às vezes pode passar despercebido no cotidiano, como as oficinas mecânicas, as lanchonetes nas esquinas de todos os bairros do centro, os guarda-chuvas na chuva repentina e os sambas de fim de tarde.

Esse desenho, que foi criado especialmente para a Agência Pra Brilhar, também nos representa, porque falar em prevenção combinada e combate ao estigma também é uma diretriz de diversidade. Existem muitas formas de nos prevenirmos, o autocuidado é uma série de práticas, por isso falar em prevenção e lutar contra o estigma é uma questão coletiva.

Agradecemos à Gabriela por este desenho, se quiser ver o trabalho dela acesse sua conta no Instagram – esperamos que ela volte aqui em breve para fazer uma oficina com a turma 2024!