Metodologia

Metodologia

Nossa metodologia é baseada em um tripé que integra a educação entre pares, a educomunicação e os conceitos norteadores do projeto: gênero, sexualidade, juventude, interseccionalidade, direitos humanos e HIV/Aids e prevenção combinada. Apesar da educação entre pares e da educomunicação também serem conceitos, merecem atenção especial por serem transversais a todo o trabalho desenvolvido pela Organização Social Viração ao longo de seus 15 anos de existência.

 

Por educação entre pares compreendemos a potência do aprendizado e da troca de saberes entre jovens alvo de nossos projetos, compreendidos a partir das especificidades das distintas trajetórias de cada sujeito e da possibilidade de autonomia e protagonismo no processo de aprendizagem.

 

A educomunicação, um conceito teórico e prático desenvolvido pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP), é nossa fonte de inspiração para nos comunicarmos educando e educarmos nos comunicando, ou seja, contribuindo para a construção de um verdadeiro diálogo e uma real participação social e política da juventude, no Brasil e no mundo. Por meio da educomunicação, buscamos também incentivar e ampliar o espírito crítico dos usuários dos meios de comunicação.

 

Você encontra mais informações sobre os trabalhos da Viração, educação entre pares e educomunicação clicando aqui.