Direitos HumanosGênero

MÊS DO ORGULHO E REBELIÃO DE STONEWALL

Nhaííí ✨ Chegamos a mais um mês do orgulho e pra celebrar a nossa história, vamos de conteúdo!

Vocês já ouviram falar sobre a Rebelião de Stonewall? Considerado marco histórico para a população LGBTQIA+, o Bar Stonewall Inn era um bar lgbt em Greenwich Village, bairro descolado nos Estados Unidos. Esse bar, teoricamente, era para ser a prova de polícia: pertencia a uma máfia italiana, que pagava propina para os policiais em troca de seu silêncio.

Os frequentadores do Stonewall Inn eram LGBTQIA+ periféricos: o bar era ilegal, misturava bebidas com água para durar mais (por isso os preços mais baratos de consumação). Infelizmente, esse local era o único que abria as portas para os encontros da população. Lá, as batidas policiais ocorriam com frequência: estupros, assassinatos e prisões faziam parte da realidade dos frequentadores do local. 

No dia 28 de junho de 1969, os policiais entraram no bar e deteram 13 pessoas por estarem vestidas inapropriadamente (na época, havia uma lei que obrigasse as pessoas a usar, pelo menos, três peças de roupas consideradas “apropriadas” ao seu sexo). Enquanto as pessoas eram levadas, os vizinhos e frequentadores passaram a se opor à polícia, jogando latinhas, pedras e paus. 

Foram 6 dias de luta contra a polícia, a favor da população LGBTQIA+ e pelo direito básico de simplesmente existir! Esse ano, fazem 52 anos dessa luta.

Este conteúdo foi produzido pela Canto Baobá Psicologia, um espaço especializado em Saúde Mental, com ênfase em questões raciais, de gênero, orientação sexual e classe social, que tem a missão de fazer do cuidado da mente direito universal. A partir de junho de 2021, a Canto Baobá ocupa as redes do Pra Brilhar em uma parceria de conteúdo babadeira. Fica ligade pra não perder nenhuma publicação ✨