Juventudes

Nova turma: “Pra Brilhar” aposta no diálogo interseccional do HIV/Aids

Realizado pela Viração Educomunicação, em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, entre os dias 24 de julho e 11 de agosto, o “Pra Brilhar” está com inscrições abertas para nova turma de formação entre pares. O projeto é voltado para jovens gays, mulheres trans e travestis, entre 16 e 24 anos de idade. Convém ressaltar ainda que adotamos os critérios de raça e classe na formação das turmas e que, em geral, mais de 80% dos participantes são jovens homens gays negros vindos de toda a periferia de São Paulo. Para fazer a sua inscrição basta clicar aqui!

O projeto irá selecionar 40 jovens e tem por objetivo aperfeiçoar a ação coletiva e as políticas públicas para a diminuição da epidemia de HIV/Aids entre a juventude LGBTI da cidade de São Paulo. Durante o ciclo de formação, realizado entre os meses de agosto e novembro, abordamos as questões de gênero, sexualidade e prevenção combinada em intersecção com raça e classe.

“Acreditamos que o diálogo é um caminho possível para compreendermos as nossas realidades e, assim, criarmos juntos/as novas perspectivas de vida. A reflexão sobre o HIV/Aids precisa ser interseccional, perpassando pelo entendimento de gênero, sexualidade, raça e classe, pois estamos diante de uma epidemia social”, afirma o coordenador do Pra Brilhar, André Araújo.

Além das oficinas, as/os participantes são encorajadas/os a produzirem conteúdos em diferentes linguagens a partir de um processo educomunicativo. As produções são compartilhadas nas redes sociais e no site do projeto e também distribuídos, ao final de cada jornada de formação, em intervenções coletivas no Largo do Arouche. Assim, por meio da educação entre pares e das narrativas de si, do outro e do mundo, Pra Brilhar busca os significados de ser gay, trans, travesti, negro(a) e periférico(a) na cidade de São Paulo. Todas as produções e roteiros de oficinas são publicadas no site e página oficial do projeto no Facebook.

Os encontros irão acontecer toda segunda-feira, das 18h às 21h, na sede da Viração, localizada na Rua Araújo, 124, próximo ao metrô República. A escolha do dia e horário foi feita a partir de enquete realizada na página do projeto no Facebook. A seleção de participantes para a quarta turma do projeto se dará entre os dias 12 e 23 de agosto de 2019. O início da turma está prevista para o dia 26 de agosto. Os/As participantes receberão vale transporte e um lanche nos dias de encontro.