Notícias

Pra Brilhar na Informação: Notícias que importam, boletim #05

Nhaí!

Já chegou nosso boletim mensal com notícias e informação sobre temas relacionados ao HIV/aids, ISTs, saúde e direitos. Vem cá ficar por dentro e compartilha esse boletim com a sua rede!

1. História da Prevenção ao HIV cercada de assédio

Rico Vasconcelos escreveu, em sua coluna para o UOL, sobre como a prevenção ao HIV é cercada de estigmas e assédio desde o início da epidemia, na década de 1980.

Desde a ‘proibição’ do sexo, provocando medo nas pessoas e espalhando estigma e culpa entre quem se infectava, durante décadas a prevenção ao HIV ficou restrita à lógica da não exposição pela abstinência. 

40 anos depois, mesmo com o avanço da ciência nas pesquisas por tecnologias de prevenção e no tratamento das pessoas vivendo com HIV, esse cenário de assédio persiste no julgamento da sexualidade alheia. Leia o texto completo aqui.

2. Conheça o projeto USP na Comunidade

No final de agosto, foi inaugurado o projeto USP na Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), que pretende levar diversas iniciativas desenvolvidas pela universidade para todas as regiões do Estado de São Paulo.

Na primeira ação, as duas carretas do projeto estiveram no Memorial da América Latina, entre os dias 26 e 29 de agosto, oferecendo diversas ações culturais e científicas, inclusive com ações de prevenção: testagem de HIV, sífilis e hepatites, oficinas de biossegurança sobre covid-19, atividades interativas com peças da Matemateca, exibição de filmes e distribuirá materiais educativos sobre alimentação sustentável e plantas alimentícias não convencionais. Saiba mais aqui.

3. SP agora tem uma Delegacia da Diversidade Online

Nos últimos dois anos, uma média de 2 mil crimes de intolerância foi registrada em todo o estado de São Paulo. Até o mês passado, não era possível distinguir intolerância contra a diversidade sexual de outros delitos de intolerância. Agora esse quadro tem possibilidade de mudança, com a inauguração da Delegacia da Diversidade Online, que vai atender a denúncias de práticas transfóbicas ou homofóbicas de todo o estado de São Paulo.

Uma equipe de 26 policiais participou de treinamento sobre temáticas da diversidade para atender exclusivamente ao novo serviço de investigação, e será responsável por lidar com as ocorrências registradas presencial e eletronicamente na capital paulista. Entenda mais sobre a iniciativa aqui.

4. A trajetória de Beto Volpe: uma pessoa vivendo com HIV

Em agosto, Beto Volpe participou de uma live com Roseli Tardelli na página da Agência de Notícias da Aids. O escritor, hoje com 59 anos, contraiu o HIV em 1989, aos 28 anos, após ele e o então namorado abolirem o uso de preservativos. Quando o relacionamento terminou, ele resolveu fazer o exame que detecta o vírus e, no final daquele ano, veio o diagnóstico positivo. Vale a pena assistir o bate-papo:

5. Minissérie lança olhar sobre pessoas vivendo com HIV

A série documentário Deu Positivo, lançada pela Globoplay conta, ao longo de três episódios, histórias de vida de pessoas soropositivas que lidam com estigmas relacionados ao vírus. Uma das histórias contadas na série é a do educomunicador do Pra Brilhar, André Araújo:

“O primeiro episódio apresenta a trajetória de Victor Bebiano, um multiartista de 23 anos que, recentemente, tornou público que vive com HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo e aderecista Guilherme Custódio, formando um casal sorodiscordante. O segundo episódio conta a história de André Araújo, um jovem potiguar de 32 anos que chegou a São Paulo para expandir os horizontes no mesmo momento que recebe o diagnóstico de que vive com HIV. Sua jornada de engajamento na militância artística contra sorofobia é acompanhada pelo projeto. No terceiro episódio, é possível conhecer Emer Conatus, um educador cultural de 26 anos que vive com HIV e atua em diversas ações para informar e educar.”

site da globoplay

Este boletim tem informações de UOL, Globoplay, Agência de Notícias da AIDS, Jornal da USP e Agência Brasil/EBC.

Comente no post aqui!