Produções

Educomunicação e intervenções no território #PraBrilhar

O percurso formativo do Pra Brilhar contempla diversas atividades que dialogam com os direitos humanos – sexuais, reprodutivos, de mobilidade e ao território, à comunicação, apoiando-se na educação entre pares e levando em consideração as realidades de cada pessoa inscrita. 

Entre essas atividades educomunicativas são programadas intervenções no território – ações que levam movimento para a região central da cidade, o Largo do Arouche – local de sociabilidade LGBTQI+ e bairro que apresenta a maior taxa de detecção de HIV na cidade de São Paulo, marcado no imaginário da cidade como reduto boêmio e espaço de violências.

Essas intervenções são construídas coletivamente e objetivam, além da ocupação criativa da região, o diálogo com as populações que frequentam o Arouche sobre os temas discutidos nas oficinas, com distribuição de materiais educativos e insumos, além de divulgar os serviços da rede municipal de saúde disponíveis para a manutenção das práticas de prevenção combinadas às ISTs e Aids.

Foram saraus, desfiles, debates, esquetes, pesquisas e apresentações artísticas para os quais as turmas criaram personagens, roteiros e se envolveram em todas as etapas do processo de criação e realização dos eventos.

Em todas as intervenções, a atuação das turmas e das equipes da Viração são complementadas com a participação de organizações e entidades parceiras, como o Coletivo Arouchianos, o Grupo Pela Vidda, o Centro de Referência e Defesa da Diversidade e a Barong – proporcionou o oferecimento testagem rápida para o HIV e outras ISTs, a distribuição de material educativo, a abordagem especializada e orientação da população da região, com o objetivo principal de desfazer mitos sobre essas infecções e incentivar as discussões sobre prevenção combinada, gênero, sexualidades e direitos humanos.

Quer ver o resultado de uma dessas intervenções no território?

Se liga no vídeo do Sarau Viral:

Em 2020, a pandemia provocou mudanças no cronograma de atividades desenvolvidas com as turmas do Pra Brilhar. Até o momento, para preservar a segurança de todes, as intervenções no território estão suspensas e sendo temporariamente substituídas por atividades no ambiente virtual.