InstitucionalProduções

Festival Close Certo: navegue pelo Guia do evento

Publicação reúne síntese do Festival Close Certo, realizado em 2019, e apresenta reflexões e propostas pedagógicas sobre sexualidade, saúde sexual LGBTI e gênero.

Entre os dias 13, 14 e 15 de fevereiro de 2019, aconteceu em São Paulo o Festival Close Certo: o primeiro festival dedicado à promoção de iniciativas e produções educomunicativas sobre o tema da saúde sexual da população LGBTI no Brasil.

O evento foi realizado pela Viração Educomunicação e apresentou iniciativas educacionais, produções gráficas e audiovisuais pautadas em estratégias de educomunicação e educação entre pares para abordar temas da prevenção combinada, tratamento do HIV/Aids e saúde sexual das juventudes LGBTI. 

O Festival Close Certo reuniu e promoveu encontros entre agentes da sociedade civil que trabalham, de diferentes formas, a diversidade de gênero e sexualidade, raça, classe, direitos sexuais e interseccionalidade de gênero ao longo de toda a programação.

Além da exibição de seis filmes seguidos de debates, o Festival Close Certo contou ainda com uma exposição de materiais gráficos – fanzines, ilustrações e ensaios fotográficos que dialogam com a população LGBTI e as temáticas de saúde sexual e sexualidade.

A programação também contou com intervenções artísticas voltadas para a reflexão sobre gênero, sexualidade e saúde sexual, além de um seminário com duas mesas que debateram direitos das juventudes, saúde sexual, diversidade, participação política e educomunicação.

Sobre o Guia do Festival

O Guia do Festival Close Certo reúne uma síntese das atividades que compuseram o evento e apresenta um conjunto de reflexões e propostas pedagógicas para a promoção do diálogo entre adolescentes e jovens sobre os temas debatidos no festival.

Este guia é um material de pesquisa e apoio que apresenta possibilidades de abordagens educomunicativas e comunicacionais para tratar questões de gênero, sexualidade, saúde sexual e causas LGBTI com adolescentes, jovens e educomunicadores. considera a dimensão das diferenças de narrativas de cada adolescente e jovem na ocupação de espaços de diálogo e promoção de seus direitos.

O Guia do Festival Close Certo está disponível para consulta na página da Viração Educomunicação na plataforma Issuu, e pode ser acessado aqui.

Veja algumas fotos do seminário que fez parte da programação do Festival Close Certo na página da Viração no Facebook.

Veja como foi: