Websérie produzida por jovem participante do Pra Brilhar foi ao ar nas redes sociais da Viração na semana internacional de combate à LGBTfobia está disponível na íntegra no canal da Viração no YouTube

Nhaííí, gente que brilha! Bora ficar por dentro dessa série babadeira e brilhar derrubando a LGBTfobia?

O dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, marcou o começo de uma semana de combate à LGBTfobia no Pra Brilhar. Guilhermina de Paula, boneca que participa da turma 2021.1 do projeto, produziu uma série de vídeos desconstruindo algumas das principais formas de preconceito contra as populações LGBTQIA+ de forma descontraída e muito direta.

No vídeo #02, a Guilhermina falou da importância de focarmos na desconstrução destas e outras formas de preconceito, e trouxe um pouco da história do dia 17 de maio, como e quando foi que essa data se tornou um símbolo de liberdade e diversidade contra a LGBTfobia:

https://youtu.be/Vj-OaM8QQhE

No episódio #04, ela falou sobre a lesbofobia, e sobre como mulheres lésbicas cis e trans sofrem com fetichização, diversas formas de assédio e violência sexual, além de comentários que invalidam  sua sexualidade em praticamente todo lugar:

Não, não está faltando nada ali! Não, não falta conhecer “o homem certo

https://youtu.be/1KlD59llbp4

Já no episódio #06, o tema foi a transfobia no Brasil. Ela contou o quanto esse tema mexeu com ela que, por ser uma mulher trans/travesti, sente na pele essa discriminação. Apesar das conquistas, a Guilhermina falou sobre como a nossa sociedade ainda caminha muito devagar para ter direitos garantidos a todas as pessoas e combater a LGBTfobia. 

Aqui no Brasil, ainda vemos aumentar os números de casos de LGBTfobia, violência e morte de pessoas trans – a maioria mulheres trans pretas. Todo dia é um 7×1 diferente, todo dia uma batalha pela vida. A Guilhermina trouxe muita informação sobre a transfobia. 

https://youtu.be/MGrJTeb9FCU

A série “Desconstruindo a LGBTfobia” ainda abordou temas como a homofobia e a bifobia, além de trazer dicas práticas de como deixar os preconceitos de lado e brilhar na diversidade. Assista todos os 7 episódios no canal oficial da Viração no Youtube ou na página do Pra Brilhar no Facebook.

Comente no post aqui!