Juventude

Conceitos

 

Você já parou para se perguntar o que significa ser jovem? Ou ainda: quem é jovem? Todo jovem tem 18 ou 20 e poucos anos ou existem jovens com mais de 60? Isso com certeza você já se pegou pensando!

 

Bem, em primeiro lugar, juventude é uma fase da vida definida como uma grande transição da infância para a vida adulta. Aquela fase marcada por muitas mudanças, por grandes descobertas sobre o mundo e sobre nós mesmos, por desejos, anseios, novas experiências e experimentações, escolhas difíceis e uma constante busca por um lugar confortável na vida e no mundo.

 

O que importa saber é que a experiência da juventude não é sempre a mesma para todas as pessoas – ainda mais em um país e um mundo marcados por tantas desigualdades. De acordo com o gênero, com a sexualidade, a raça, a classe social, o país em que se nasce, entre outras características, a experiência da juventude tende a variar muito.

 

Devido ao racismo e à violência policial, por exemplo, um jovem negro no Brasil tem a expectativa de vida muito mais baixa do que jovens brancos da mesma idade. Uma jovem travesti que é marginalizada na escola e que, depois, não encontra trabalho e tem o acesso dificultado ao sistema de saúde por conta da transfobia, também tem mais que o dobro de chances de morrer mais cedo que outras mulheres cisgênero.

 

É por esta razão que compreendemos a juventude como uma experiência plural e, assim sendo, optamos por falar em juventudes. Apesar de todas as desigualdades que existem no Brasil e no mundo, toda pessoa jovem é um sujeito de direitos, conforme prevê, em nosso país, o Estatuto da Juventude, que considera jovens pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

 

O nosso grande desafio é, além de compreender essa pluralidade da juventude e as consequências que esse fato acarreta, reconhecer as trajetórias de cada jovem, valorizar saberes e experiências concretas e incitar a capacidade de ampliação de conhecimentos que é tão potente nesse momento da vida.

 

Saiba mais!

 

www.acaoeducativa.org.br

www.agenciajovem.org/

www.cenpec.org.br

www.uffbr/obsjovem