Interseccionalidade

Conceitos

 

Talvez você até já tenha ouvido falar sobre interseccionalidade, mas ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a história deste conceito é antiga e está longe de ser uma “novidade” trazida pela era das redes sociais.

 

No Brasil, essa palavrona é conhecida de feministas, militantes e pessoas estudiosas de gênero, sexualidade, raça/etnia ou classe social, entre outros exemplos, pelo menos desde o fim da década de 70.

 

A origem do termo remonta à história do feminismo negro norte-americano. Buscando ressaltar a diversidade de experiências das mulheres e criticar a crença na existência de um todo indiferenciado e homogêneo presumido pelo movimento feminista branco, feministas negras apontaram a necessidade de se compreender a relação entre categorias como gênero, raça/etnia, classe e sexualidade, entre outras, na formação e experiência das mulheres.

 

Interseccionalidade é um conceito político e acadêmico que informa movimentos sociais, políticas públicas e a pesquisa sobre desigualdades sociais no Brasil e no mundo.

 

Saiba mais!

 

Para se aprofundar sobre a relação entre feminismo e o surgimento dos estudos de gênero no Brasil, não deixe de ler:

MOUTINHO, Laura. Diferenças e desigualdades negociadas: raça, sexualidade e gênero em produções acadêmicas recentes. Cadernos Pagu, Campinas, 2014, n.42, p. 15. Clique aqui e accesse a fonte. Acesso em: dezembro de 2015.

 

PISCITELLI, Adriana. Interseccionalidades, categorias de articulação e experiências de migrantes brasileiras. Sociedade e Cultura, Goiania, v.11, n.2, jul/dez. 2008. Clique aqui e acesse a fonte.