Agência Pra Brilhar: inscrições abertas para a segunda turma!

Iniciativa da Viração em parceria com a Coordenadoria de IST/Aids da cidade de São Paulo com foco na prevenção combinada ai HIV/Aids e no enfrentamento aos estigmas relacionados ao HIV seleciona jovens com idades entre 16 e 29 anos até 28 de julho
–
Estão abertas as inscrições para a segunda turma da Agência Educomunicativa PositHIVa Pra Brilhar – projeto que atua junto a jovens LGBTQIA+ e HSH com foco na prevenção combinada e outros temas correlatos ao HIV/aids e as IST, de forma transversal a questões de gênero, raça e outros marcadores de diferença. Surge para consolidar as práticas de produção midiática educomunicativa como forma de ampliar e fortalecer a expressão de adolescentes e jovens no debate sobre HIV/aids.
A Agência Pra Brilhar pretende contribuir para fortalecer a expressão juvenil e sua participação no debate público sobre HIV/aids e outras ISTs, no enfrentamento do estigma, preconceito e discriminação, que é um dos principais entraves para a prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV, bem como contribuir para a promoção da saúde integral e demais direitos da população juvenil, em especial adolescentes e jovens vivendo com HIV, LGBTQIA+ e HSH, por meio de ações, processos e produtos de comunicação, mobilização social e advocacy que visem ao enfrentamento do estigma e preconceito relacionados ao HIV.
Através de trilhas de aprendizado focadas em prevenção combinada, enfrentamento aos estigmas e produção midiática, jovens de 16 a 29 anos serão convidados a pensar e produzir comunicação sobre os macrotemas do projeto, utilizando-se de técnicas da Educomunicação para fomentar a educação entre pares.
Neste semestre, serão selecionades 10 jovens LGBTQIAP+ da cidade de São Paulo, com idades entre 16 e 29 anos para participar da nossa jornada de formação com trilhas de aprendizado interseccionais com foco em:
✨Saúde sexual e Prevenção Combinada ao HIV/Aids e outras ISTs
✨Enfrentamento aos estigmas associados ao HIV/Aids
✨Direitos Humanos
✨Produção midiática
Ao longo do ciclo formativo, a turma da Agência Educomunicativa Pra Brilhar vai participar de oficinas temáticas, reuniões de pauta, cine-debates, visitas guiadas a parceiros técnicos e equipamentos culturais, tudo para colocar a mão na massa e criar produtos de comunicação – artes gráficas, artigos, reportagens e fotorreportagens, vídeos, entrevistas, podcasts e coberturas de eventos sobre os temas que vamos discutir ao longo da formação.
O percurso de Formação e Criação acontece de forma presencial, na sede da Viração, no centro de São Paulo, e cada participante vai receber uma bolsa-auxílio de R$250,00 por mês, durante os 4 meses do percurso de Formação e Criação, além de auxílio transporte de R$ 10,00 / dia e lanche durante as atividades na sede da Viração.
A seleção vai levar em consideração os critérios de raça/cor (preferencialmente pretes e pardes), gênero e vulnerabilidade social (renda familiar de até 2 salários mínimos) para formar a turma.
Período da formação: 2 encontros semanais com 3 horas de duração – terças e quintas, de 10h às 13h – entre agosto e novembro de 2022. Para participar, basta preencher o formulário online até o dia 28 de julho:
https://bit.ly/AgenciaPraBrilharCicloII
Acompanhe as atividades do projeto nas redes sociais:
Facebook: /agenciaprabrilhar
Instagram: @agenciaprabrilhar
–
Devido à pandemia da Covid-19, adotamos como protocolo o uso de máscara durante todas as atividades na sede da Viração e na rede parceira. Todes deverão apresentar comprovante de vacinação para a covid-19 para participar das atividades.
Para informações sobre o projeto, fale com
Monise Berno | coordenação: monise@viracao.org
Audre Verneck | Educomunicadora: audre@viracao.org