Hoje é o Dia Mundial da Visibilidade Trans, queritãns! Nesse post, a gente vai conversar um pouquinho sobre essa tal visibilidade

Dia 31 de março é o Dia Mundial da Visibilidade Trans: um dia dedicado a celebrar pessoas transgênero e aumentar a consciencialização sobre a discriminação enfrentada por pessoas transgênero em todo o mundo, além de comemorar as suas contribuições para a sociedade.

O dia foi fundado pela ativista transgênero norte-americana Rachel Crandal, em 2009 como uma reação à falta de reconhecimento LGBT das pessoas trans. Aqui no Brasil, a gente também celebra a visibilidade trans e travesti no dia 29 de janeiro desde 2004.

Naquele ano, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Travesti e Respeito”, com a atuação de ativistas da causa LGBTQIA+ ligadas à área da saúde. A campanha pretendia uma conscientização pelo fim do preconceito enfrentado pela população trans.

O que é essa tal visibilidade?

Visibilidade é uma palavra que significa “tornar visível, conhecer, reconhecer”. Tem visibilidade tudo aquilo que podemos perceber e valorizar. Para além da Visibilidade, está a Representatividade Trans: conceito popularizado por Renata Carvalho no Manifesto Representatividade Trans (2017), que é o ato de corpos diversos serem livres para ocuparem todos os espaços sociais.

Quando falamos de visibilidade para pessoas trans e travestis, queremos apontar a necessidade de reconhecer, enquanto sociedade, a existência dessas pessoas e valorizá-las enquanto seres de direitos.

Nossa sociedade continua sendo uma das que mais violenta pessoas trans e travestis no mundo todo. E uma das razões para tanta violência está na falta de conhecimento, na invisibilidade. Reconhecer a vida, as potencialidades e os direitos de pessoas trans e travestis é um passo essencial para que elas possam existir sem medo e com dignidade.

Dar visibilidade e apoiar a representatividade trans não interfere no seu gênero nem na sua sexualidade, mas faz de você uma pessoa aliada na defesa da vida dessas pessoas!

Coisas que você pode fazer para apoiar a visibilidade trans e travesti

1. Desconstrua padrões binários!

2. Pesquise sobre questões de gênero!

3. Acompanhe o trabalho de pessoas trans!

E acima de tudo