HIV/AidsNotícias

Campanha da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo 2021 é focada na epidemia do HIV/Aids

Focada na questão HIV/Aids, a campanha gira em torno do slogan que define o espírito e o tom da Parada e dos demais eventos da associação. Leia o manifesto

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP) lançou, na quarta-feira, 03 de março, a campanha do tema da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo deste ano. Focada na questão HIV/Aids, a campanha gira em torno do slogan que define o espírito e o tom da Parada e dos demais eventos da associação. A live, em parceria com a Dia Estúdio, foi conduzida pela drag queen Dindry Buck e o youtuber Herbet Castro, do Canal das Bee. Também participou a influenciadora digital Lorelay Fox e algumas pessoas convidadas que falaram da questão HIV/Aids e da campanha.

Será a primeira vez que a APOLGBT-SP, que organiza uma das maiores paradas do orgulho do mundo, abraça o tema HIV/Aids de forma mais contundente. Não por acaso.

A epidemia de HIV/Aids completa 40 anos de existência neste ano e continua infectando. Segundo o Boletim Epidemiológico de 2019 do Ministério da Saúde, desde 2016, cerca de 40 mil pessoas são infectadas anualmente no país. “A pandemia da Covid-19 tem mexido com todo mundo e nos fez prestar mais atenção à saúde. Falar de HIV/Aids é falar de saúde, de vida”, diz a presidente da APOLGBT-SP, Cláudia Regina Garcia. “Não podemos ignorar que as pessoas continuam sendo infectadas pelo HIV por não terem acesso à informação adequada e métodos preventivos, assim como não podemos mais aceitar o preconceito e o estigma que sofre quem vive com o vírus”, continua. “A sociedade e, principalmente, a comunidade LGBT precisa aprender a acolher mais quem vive com HIV.” 

A frase que sintetiza o tema da Parada deste ano, que foi divulgada na live, é resultado de um processo que contou com a participação de militantes e pessoas associadas, ativistas independentes, além de representantes de outras entidades e dos movimentos LGBT+ e HIV/Aids. Todas as reuniões do Fórum Que Parada Nós Queremos, que foram amplamente divulgadas nas redes sociais da entidade, no site e via newsletter para as pessoas inscritas, aconteceram virtualmente, obedecendo o protocolo de segurança sanitária contra a Covid-19. Mesmo quem não participou das videoconferências, pode dar suas sugestões por meio de um questionário online que ficou aberto ao público. 

Após acolher todas as sugestões, a APOLGBT-SP convidou o Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/Aids (Unaids) para participar no desenvolvimento do slogan e da campanha a partir das mais de 50 sugestões recebidas. Um trabalho que também contou com a participação de um brilhante elenco de voluntários como o cineasta e idealizador do projeto #precisamosfalarsobreisso André Canto, do publicitário e consultor de comunicação Bruno Couto, do também publicitário e sócio e fundador das agências Box1284 e Yone Rony Rodrigues, da consultora em criatividade, inovação e humanidade para marcas Cristina Naumovs, da arquiteta e criadora do clube de leitura no Instagram Críticas Instantâneas Patrícia Ditolvo, da ativista travesti negra e criadora da Casa Neon, Neon Cunha, do assessor de comunicação e advocacia global do Unaids para América Latina e Caribe, Daniel de Castro, da assessora de apoio comunitário do Unaids Brasil, Ariadne Ribeiro e da consultora de comunicação do Unaids Brasil Thainá Kedzierski.

Devido à pandemia da Covid-19, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que aconteceria na Avenida Paulista, será virtual no dia 06 de junho. A associação ainda aguarda diretrizes das autoridades sanitárias do município e do estado para saber se a Parada tomará as ruas de São Paulo no segundo semestre.

A 25ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece no domingo, 6 de junho de 2021 a partir das 10h, de forma online. Acompanhe as discussões no evento oficial na página da Parada no Facebook.

Sobre a APOLGBT-SP

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT SP) é a ONG responsável pela realização da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, uma das maiores paradas do mundo. Com sede em São Paulo, sua atuação acaba ultrapassando seus limites físicos. A ONG também é responsável por outros eventos que dão visibilidade e apoio às causas da comunidade LGBT+, como a Feira Cultural da Diversidade LGBT+, Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+, Ciclos de Debates, Bloco da Diversidade, Encontro Brasileiro de Organizadores de Paradas e Encontro de Saúde Sexual para Jovens.