Direitos HumanosSexualidade

3 FRASES LESBOFÓBICAS PARA RETIRAR DE SEU VOCABULÁRIO

Para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+, o @cantobaoba está trazendo temáticas sobre diversidade. Acreditamos que sem diálogo e informação não se muda coisa alguma. Vamos conferir o recado dessa semana?

Essa postagem pode parecer óbvia: mas muita gente ainda acha que esse tipo de abordagem para uma mulher lésbica é apenas “uma dúvida que gostaria de tirar”, ou um “elogio”. Para conscientizar, trouxemos 3 frases lesbofóbicas para você repensar e retirar de seu vocabulário:

1- “Quem é o homem da relação?”

Há uma fetichização no meio heteronormativo, por parte da indústria pornô e seu público (grande parte dele, masculino), em que a relação entre mulheres foi construída para satisfazer o prazer do homem. Essa frase, além de ser preconceituosa logo de cara, pois em uma relação entre mulheres está mais do que explícito que só existem mulheres, é uma pergunta de conotação sexual, que olha só: Não diz respeito a ninguém fora dessa relação 🙂

2- “Você passou por algum trauma com homem, né?”

Essa pergunta geralmente é feita quando a mulher se assume como lésbica, mas seus relacionamentos anteriores foram com homens. Em uma sociedade em que a heteronormatividade é imposta, falar sobre orientação sexual quando se é LGBTQIA+ é, por mais que haja referências, um caminho solitário e de muita construção! Não há sofrimento por homem, há o sofrimento por não amar quem se quer amar! 

3- “Mas você nem parece lésbica!”

E lésbica tem padrão? O que seria uma “cara de lésbica”? Orientação sexual não tem padrão estético, e não se parecer como lésbica também não é elogio, viu?!

Compartilha com a galera pra ajudar a enfrentar preconceitos com informação de qualidade! Refletir é essencial para desconstruir. Sem informação não se muda coisa alguma 😉

Este conteúdo foi produzido pela Canto Baobá Psicologia, um espaço especializado em Saúde Mental, com ênfase em questões raciais, de gênero, orientação sexual e classe social, que tem a missão de fazer do cuidado da mente direito universal. A partir de junho de 2021, a Canto Baobá ocupa as redes do Pra Brilhar em uma parceria de conteúdo babadeira. Fica ligade pra não perder nenhuma publicação!