GêneroSexualidade

04 ATITUDES PARA COMBATER A TRANSFOBIA

Para comemorar o mês do orgulho LGBTQIA+, o @cantobaoba está trazendo temáticas sobre diversidade. Acreditamos que sem diálogo e informação não se muda coisa alguma. Então vamos lá? 

Separamos 4 atitudes para combater a transfobia!

1- Saiba a diferença entre uma pessoa cisgênero e transgênero – Cisgênero é a denominação das pessoas que se identificam com o gênero que lhe foi atribuido socialmente ao nascer. Ou seja, se você nasceu socialmente denominado homem e se identifica como homem, você é um homem cis. Já o transgênero não se identifica com gênero que lhe foi atribuíde ao nascer. Ou seja, se você nasceu socialmente denominado homem, mas se identifica como mulher, você é uma mulher trans. Atenção: homens cis e homens trans são homens. Mulheres trans e mulheres cis, são mulheres. Existem pessoas que não estão dentro do binarismo de gênero. E todes são valides!

2- Não pergunte sobre modificações corporais! Cada um é dono de seu próprio corpo, e não deve existir algo mais incômodo do que ficar explicando se vai fazer ou não hormonioterapia, cirurgias ou seja lá qual for o procedimento para pessoas que muitas vezes nem são do ciclo de amizade, não é mesmo?

3- Não existe nome verdadeiro: existe nome (e pronto!). Chame a pessoa pelo nome que elu se apresentou. Se você trabalha em algum lugar que tem acesso aos documentos da pessoa (e que ainda não conseguiu retificar seus documentos), chame sempre pelo nome social! Tudo bem? Então tá bom!

4- Orientação Sexual é por “quem” você se sente atraíde. E não tem ligação nenhuma com a identidade de gênero, ou seja, com o que você se identifica socialmente. Então sim, existem trans homossexuais, assexuais, bissexuais, panssexuais e entre outros! E viva a diversidade <3

Não esqueça de orientar seus amigos, colegas de trabalho e familiares! Assim, estaremos batalhando por uma sociedade melhor, com mais informação e menos preconceito.

Ah, aproveita e segue a Canto Baobá no Instagram 😉

Comente no post aqui!